Preocupar-se é como uma cadeira giratória: ela lhe dá alguma coisa para fazer, mas não o levará a lugar nenhum.

Aprenda como enfrentar melhor as preocupações do dia a dia em 5 passos.

Postado em 23 de agosto de 2017

 


Você sente que não aproveita os bons momentos da sua vida porque sempre está preocupado com alguma coisa? Pensa quase sempre no futuro dos seus filhos, em problemas econômicos ou de saúde? Esses pensamentos têm dificultado suas noites de sono? Se você se sente incomodado pelas preocupações, esse artigo é para você.


Por que nos preocupamos tanto?


Muitas pessoas se preocupam porque acreditam que esta é a melhor maneira de prevenir ou resolver os problemas. Sentem que, se não se preocuparem, estarão sendo irresponsáveis. Se não pensam nos problemas ou possíveis problemas, estes aparecerão e trarão consequências graves.


Preocupações podem ser úteis quando você precisa tomar medidas e resolver um problema, mas estar constantemente preocupado com o que pode acontecer causa mais um problema. Esta preocupação gera dúvidas e medos que nos paralisam, esgotam a nossa energia emocional, aumentam os nossos níveis de ansiedade e, em geral, interferem na nossa vida cotidiana.


Separar algum tempo para lidar com suas preocupações pode fazer com que você assuma  controle sobre seus pensamentos, em vez de permitir que suas preocupações assumam o comando.


Confira abaixo um exercício em cinco passos que pode lhe ajudar a olhar os problemas com maior objetividade e a conseguir que as preocupações não invadam os seus pensamentos permanentes:


1. Primeiro, descreva o problema que lhe preocupa, com muitos detalhes;


2. Depois, escreva tudo o que acredita que poderia acontecer;


3. Leia o que escreveu e tente pensar objetivamente. Não estaria exagerando um pouco sobre as consequências que o problema poderia ter?


4. Tente pensar no que diria sobre isso para a pessoa que mais admira. Quais são as diferenças, comparando com o que você pensa;


5. Marque o que talvez pudesse ser algo exagerado e, provavelmente, verá que o problema não é tão grave quanto parecia no começo.


 


Criar um relatório visual das coisas com as quais você se preocupa pode fazer com que você perceba que, na verdade, a lista é bastante curta, especialmente se você observar que várias preocupações pertencem à mesma categoria. Você pode ter a sensação de que está se preocupando com centenas de coisas, mas na verdade as fontes de ansiedade são apenas algumas.


Para finalizar, alguns outros conselhos para minimizar as preocupações e aproveitar a vida:



  •  Foque nos pensamentos positivos. Cada vez que se sentir preocupado com alguma coisa, concentre-se em mudar esse pensamento por um positivo.

  •  Desfrute o que sente e agradeça. Todos nós temos razões para nos sentirmos bem; é só uma decisão que deve tomar: focar naquilo que temos e não no que nos falta. Os motivos para ser grato são muito pessoais, mas pode aproveitar e agradecer, por exemplo, pelo fato de ter um lar, uma família, por poder sentir o sol em seu rosto, um banho quente, entre muitas outras coisas.

  •  Tenha a segurança de que qualquer problema que se apresente, poderá ser resolvido ou superado. A preocupação, muitas vezes, vem do medo. O medo nos faz ver cada problema maior do que ele realmente é. É necessário ter confiança em si mesmo e saber que não há adversidade que não sejamos capazes de superar.


E nunca se esqueça do seguinte: ainda que, por vezes, seja difícil ver isso com clareza, estar bem e ser feliz são decisões que são tomadas. Devemos ser conscientes do grande poder que está dentro de cada um de nós. Quando nos propomos a fazer algo, só devemos ter confiança no que podemos conseguir e fazer o que tiver que ser feito para alcançar nossos objetivos.


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